A caracterização do agregado familiar das crianças da Sala das Rosas é realizada consoante a análise e recolha de dados relativos às habilitações literárias e profissões dos pais, pois "um dos principais indicadores das condições sociais familiares é aferido pela condição dos familiares perante o trabalho (Machado & Costa, 1998; Costa, 1999; Machado et al., 2003, cit. por Mendes, 2009).

       Iniciamos a caracterização das famílias  através dos seus indicadores socioeducacionais. O "indicador capital escolar do grupo doméstico de origem é eloquente quanto ao posicionamento social dos indivíduos" (Costa, 1999, cit. por Mendes, 2009).


Indicador Socioeducativo Familiar



Tabela 2 - Nível Socioeducacional dos pais





Gráfico 3 - Indicador Socioeducativo Familiar.
 

        Verificamos com a nossa recolha de dados que o ISEF (Indicador Socioeducativo Familiar) predominante é a Licenciatura, para ambos os sexos.



Indicador Socioprofissional Familiar

       Para calcular o Indicador Socioprofissional das famílias recorremos ao site do Instituto Nacional de Estatística (INE), na secção da Classificação Nacional das Profissões (CNP) de 1994, e à matriz de determinação de lugares de classe da autoria de António Firmino da Costa (1999). Assim, através das situações profissionais, foi-nos possível aceder à composição de classe da família de origem das crianças.

Tabela 3 - Indicador Socioprofissional familiar


Legenda

ISPI - Indicador Socioprofissional Individual


ISPF - Indicador Socioprofissional Familiar
EDL - Empresários dirigentes e Profissionais Liberais
PTE - Profissionais Técnicos e de Enquadramento
EE - Empregados Executantes


Tabela 4 - Número de Famílias por classe social







Gráfico 4 - Percentagens as classes profissionais das famílias da Sala das Rosas.


        Através da análise dos resultados obtidos podemos concluir que o grupo de crianças da Sala das Rosas pertence a um nível socioeconómico médio/alto, pois considerando as percentagens verificamos que 47% das famílias pertencem ao  nível socioprofissional PTE (Profissionais Técnicos e de Enquadramento), 40% ao nível socioprofissional  EDL (Empresários, Dirigentes e Profissionais Liberais), por fim 13%   ao nível socioprofissional  EE (Empregados Executantes).




Bibliografia


Instituto Nacional de Estatística. Classificação Nacional de Profissões, versão 1994. Disponível em:  http://metaweb.ine.pt/sine/default.aspx?ID=PT, Consultado a [27.12.09]

Mendes, G. (2009). Famílias e Educadoras de Infância: estratégias educativas e modalidades de uma relação. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, (13-14), 137-154.

Agradecimentos

Agradecemos a todos os que colaboraram para que esta publicação se tornasse possível, nomeadamente à professora Guida Mendes, ao educador Ricardo Jorge, à directora da Instituição, e claro às crianças, pois afinal foram elas as principais protagonistas desta publicação.

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