A caracterização do agregado familiar das crianças da Sala das Rosas é realizada consoante a análise e recolha de dados relativos às habilitações literárias e profissões dos pais, pois "um dos principais indicadores das condições sociais familiares é aferido pela condição dos familiares perante o trabalho (Machado & Costa, 1998; Costa, 1999; Machado et al., 2003, cit. por Mendes, 2009).
Iniciamos a caracterização das famílias através dos seus indicadores socioeducacionais. O "indicador capital escolar do grupo doméstico de origem é eloquente quanto ao posicionamento social dos indivíduos" (Costa, 1999, cit. por Mendes, 2009).
Indicador Socioeducativo Familiar
Tabela 2 - Nível Socioeducacional dos pais
Gráfico 3 - Indicador Socioeducativo Familiar.
Verificamos com a nossa recolha de dados que o ISEF (Indicador Socioeducativo Familiar) predominante é a Licenciatura, para ambos os sexos.
Indicador Socioprofissional Familiar
Para calcular o Indicador Socioprofissional das famílias recorremos ao site do Instituto Nacional de Estatística (INE), na secção da Classificação Nacional das Profissões (CNP) de 1994, e à matriz de determinação de lugares de classe da autoria de António Firmino da Costa (1999). Assim, através das situações profissionais, foi-nos possível aceder à composição de classe da família de origem das crianças.
Tabela 3 - Indicador Socioprofissional familiar
Legenda
ISPI - Indicador Socioprofissional Individual
ISPF - Indicador Socioprofissional Familiar
EDL - Empresários dirigentes e Profissionais Liberais
PTE - Profissionais Técnicos e de Enquadramento
EE - Empregados Executantes
EDL - Empresários dirigentes e Profissionais Liberais
PTE - Profissionais Técnicos e de Enquadramento
EE - Empregados Executantes
Tabela 4 - Número de Famílias por classe social
Gráfico 4 - Percentagens as classes profissionais das famílias da Sala das Rosas.
Através da análise dos resultados obtidos podemos concluir que o grupo de crianças da Sala das Rosas pertence a um nível socioeconómico médio/alto, pois considerando as percentagens verificamos que 47% das famílias pertencem ao nível socioprofissional PTE (Profissionais Técnicos e de Enquadramento), 40% ao nível socioprofissional EDL (Empresários, Dirigentes e Profissionais Liberais), por fim 13% ao nível socioprofissional EE (Empregados Executantes).
Bibliografia
Instituto Nacional de Estatística. Classificação Nacional de Profissões, versão 1994. Disponível em: http://metaweb.ine.pt/sine/default.aspx?ID=PT, Consultado a [27.12.09]
Mendes, G. (2009). Famílias e Educadoras de Infância: estratégias educativas e modalidades de uma relação. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, (13-14), 137-154.